sábado, 25 de outubro de 2014

Cuidados e Higiene com a Maquiagem

Olá, Pessoas!!!

Tenho visto algumas situações comuns entre as meninas que gostam de se maquiar e compartilhar suas maquiagens, então resolvi dar algumas dicas e passar informações sobre cuidados com a maquiagem e a higienização dos acessórios.

Meninocas, a primeira dica é: Nunca guarde sua maquiagem no banheiro. Isso porque o banheiro é um local úmido, sua maquiagem irá absorver essa umidade e com o tempo irá facilitar a proliferação de fungos e bactérias que irão diretamente para sua linda face, e isso não é muito agradável, né?! (Só de pensar em micróbios sambando na minha carinha me dá siricuticos!!!)

Recomendo que guardem tudo em uma necessaire na penteadeira ou armário no seu quarto, que é um local mais sequinho e protegido de luz e calor (não deixe num local onde bate sol diretamente, pois poderá derreter seus batons e alterar a cor das suas sombras...

Outra dica é: Evite compartilhar sua maquiagem com estranhos ou com amigas que estejam com algum problema de pele, conjuntivite, feridinhas e herpes, pois irá contaminar sua maquiagem e transferir para quem usar em seguida. Se isso acontecer não tem jeito, coloque a mãozinha no coração, respire fundo e jogue sua amada maquiagem na latinha de lixo, pois não tem mais salvação... (Melhor prevenir do que remediar!)  =(

Emprestou sua maquiagem e não notou nenhum sintoma suspeito na pessoa que a usou, mas ainda assim quer se prevenir contra possíveis contaminações? 

Certo, pegue seu kit de limpeza (álcool 70% ou 90%, lencinho de papel e apontador). Se foi o batom, mergulhe a bala (não é bala doce, é o produto, viu gente!) no álcool por alguns minutinhos e espere secar, depois passe num lencinho para retirar a camadinha que esteve em contato com a boca alheia e pronto, pode usar sem medo, o mesmo vale para os lápis de olho e boca, depois de mergulhados no álcool, dê uma apontadinha neles, para que a camada usada seja retirada. Para as sombras, eu costumo pingar algumas gotinhas de álcool, sem encharcar o produto e deixo a embalagem aberta para que evapore tudinho, depois é só usar normalmente depois de seco.

Agora, o que mais me preocupa é ver meninas usando pincéis e esponjas completamente sujas, com cara de que nunca viram uma água com sabão em toda sua existência!!! o.O


Pincéis ensebadinhos e melequentos!
Gente, não é frescura, é questão de cuidado com si mesma e com suas colegas. É muito importante a higienização dos pincéis e esponjas, pois depois de um tempo de uso, irá acumular produto, oleosidade do rosto, poeira e com isso o surgimento de fungos e bactérias que irão direto para o seu rosto/olho/boca, e se você estiver com uma feridinha, essas bactérias irão entrar ali e fazer a festa no apê no seu corpitcho! Vai por mim, lave seus pincéis e esponjas com shampoo de bebê ou sabão neutro pelo menos uma vez por mês se você não os usa com muita frequência, ou lave uma vez a cada 15 dias se você os usa todos os dias. 



Para a remoção do excesso de produto dos pincéis depois do uso, basta dar uma esfregadinha nas cerdas com um lencinho umedecido, assim você terá o pincel limpo para a aplicação de uma nova cor sem criar uma cor mutante (aquela que junta a cor anterior com a nova que vc deseja aplicar).

Falei, falei, mas não expliquei como lavar os pincéis e esponjas, né! Calma, vou fazer um passo a passo procês:


Use shampoo de bebê, que é mais suave.


1 - Primeiro molhe somente as cerdas do pincel, para que não ocorra o risco de descolar o cabo devido a umidade;
2 - Coloque um pouco do shampoo na palma da mão;
3 - Forme espuma com um pouco de água;
4 - Faça movimentos leves de vai e vem com as cerdas para que a sujeira saia por completo;
5 - Enxágue com cuidado para não molhar o cabo do pincel;
6 - Aperte as cerdas com a mão para retirar o excesso de água;
7 - Deixe o pincel em cima de uma toalha para que seque naturalmente por pelo menos 2 dias.

Se necessário, aplique um pouco de condicionador nos pincéis de cerdas naturais e enxágue novamente, assim eles ficam mais macios.

Tome cuidado em deixar as cerdas molhadas bem arrumadinhas, pois quando secam elas mantém o formato, se estiverem de qualquer jeito elas irão secar deformadas...


Secar com as cerdas arrumadinhas.
Ah! Não use secador de cabelo para acelerar o processo de secagem dos pincéis, pois o calor pode derreter ou deixar esturricadas as cerdas sintéticas!

Com as esponjas, o processo é parecido, basta umedecer a esponja com água, aplicar um pouco de shampoo e esfregar delicadamente na palma da mão até que toda a sujeira se desprenda. Depois enxágue bem, aperte com a mão para retirar todo o excesso de água e coloque para secar naturalmente em cima de uma toalha por pelo menos 2 dias.


Aplicar shampoo diretamente na esponja úmida e esfregar com movimentos circulares entre as mãos.
Esponjas limpas e sujas. Bóra lavar direitinho issaê!


Por hoje é isso, lindezas! Agora podem ir correndo lavar seu pincéis e esponjinhas para que nenhuma caquinha encoste nessas cútis belas e delicadas! Afinal, ninguém quer desenvolver reações alérgicas por falta de cuidados, não é? ;)

Se forem se maquiar num salão ou com uma maquiadora profissional freelance, sempre observem seu material de trabalho, é extremamente importante que tudo esteja limpo e impecável! Hun!

Qualquer dúvida, podem comentar aqui no blog! =D

Mil Beijokas!!!

2 comentários:

  1. Essas dicas são muito importantes, Sheila, adorei! Falando nisso, bora lavar os pincéis!! rs
    Beijo.
    Fernanda
    www.escolhainteligente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Fernandinha!

      Já vi muita nojeira por aí, nunca me esqueço do dia que fui num salão fazer uma make pra minha formatura da 8ª série... Tudo sujo, uó! Mas como era bobinha, nem me liguei em reclamar... =/

      Hoje eu sou bem metódica com higiene, a ponto de ser considerada uma pessoa com TOC! hahaha

      Beijinhos!!! ;)

      Excluir

Deixe seu comentário aqui no blog, ficarei feliz em respondê-lo! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...